sábado, 5 de março de 2016

Booom dia de sol pra todo mundo!! Tudo bem com vocês?!  Espero que sim.. Essa noite eu não me senti muito bem ( dramas femininos), passei a noite com uma leve dorzinha um pouco abaixo do abdômen, provavelmente é pelo período de ovulação - meninas, muito cuidado, pois nessa época é que estamos super férteis para engravidar - e então, imaginando que essa dorzinha não incomoda somente a mim, resolvi fazer uma pesquisa e postar para vocês; afinal, nada melhor do que a gente entender o funcionamento do nosso corpo para saber lidar.
Vamos lá?!

Pra início de conversa, vamos entender algumas funções do nosso sistema reprodutor:


  •  Produzir hormônios sexuais: Estrógenos (FSH) e progesterona (LH);


  • Gametogênese: produção de gametas (oócito);
  • Reprodução.
Nesse gráfico a gente pode ver a quantidade desses hormônios na fase ovulatória e realmente a variação de quantidade é nítida..  Agora tá explicado o porque das alterações de humor que sofremos, já que os hormônios influenciam diretamente nisso ahahahah :P



"O FSH, hormônio foliculotrófico ou folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e é uma das gonadotrofinas, juntamente com o LH. Apresenta como funções: regular o desenvolvimento, o crescimento, a maturação puberal, os processos reprodutivos e a secreção de esteróides sexuais, nas gônadas (testículos e ovários).""Na mulher o LH estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo, que passa a secretar a progesterona, um segundo hormônio ovariano que provoca o desenvolvimento das mamas e prepara e mantém a mucosa do útero para a gestação."

Outra coisa interessante que descobri também é que nós mulheres, já nascemos com o número contados de oócitos - só damos o nome de óvulo quando o oócito é fecundado pelo espermatozoide
:)
- desde o desenvolvimento do embrião - por isso as mulheres acima de 35 tem mais risco de engravidar, já que os oócitos envelhecem também-  Esses oócitos ficam localizados na região mais externa do ovário, que é chamada córtex. Lá é cheio de folículos ovarianos em diferentes fases..




 Aqui a gente pode ver o ciclo da ovulação, que nada mais é que o rompimento do folículo primordial expulsando o oócito pelo aumento e pressão do líquido folicular, e o mais legal é que a célula germinativa (oócito) continua do mesmo tamanho, e o que cresce em cada fase são os folículos ovarianos.

"O folículo ovariano consiste num óvulo revestido que se desenvolve a partir das células epiteliais germinativas que revestem a superfície do ovário"
  
No folículo (parte amarelinha na imagem) nos temos a zona pelúcida que é uma estrutura glicoproteica que protege o oócito (tipo uma casquinha de ovo protegendo a gema), e dentro do folículo, existe o antro, que são "buracos" através da absorção de água (líquido folicular).

Quando ocorre o rompimento da teca (tecido conjuntivo que envolve o ovócito - parte rosinha na imagem) na ovulação, um restante do folículo fica sobrando, formando o corpo lúteo para produção da progesterona dos próximos ciclos, como vemos na imagem.


Muita informação para um post só, não é , meninas?

No próximo post a gente vai entender um pouquinho mais sobre porque as mulheres já nascem com a quantidade de oócitos pra vida inteira, como perdemos isso ao longo do tempo, entenderemos como um ser nasce hermafrodita, o caso dos ovários policísticos, e a meiose na formação dos gametas tanto na ovulação quanto na fecundação e o método de congelamento dos oócitos..


Beijos beijos :*   <3 


Links para mais informações :

  • http://docplayer.com.br/8120870-Gametogenese-estagio-fundamental-do-desenvolvimento-para-reproducao-humana.html
  • http://medicoresponde.com.br/o-que-e-fsh-e-qual-a-sua-funcao/
  • http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/ovulacao-estimulada

Nenhum comentário:

Postar um comentário