segunda-feira, 14 de março de 2016

Boa tarde, galerinha! *-*
                Hoje meu dia foi tão bom, mas tão bom, que consegui entregar todas as plantas e os projetos pra meus clientes, mas isso tomou tanto meu dia e minha energia que acabei esquecendo uma coisa muito importante, que foi tomar meu anticoncepcional (vishhh). No começo não preocupei muito, mas depois fiquei curiosa e preocupada sobre as reações que poderiam ocorrer se eu deixasse de tomar ou mudasse o horário. Na pesquisa descobri uma coisa assustadora e muito importante, então decidi compartilhar com vocês.
                Como já mencionei no blog, o corpo feminino e principalmente seu sistema reprodutor é comandado por dois principais hormônios; FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante) que produzem a progesterona e o estrógeno. Como são esses hormônios que vão sinalizar a gravidez, os médicos inventaram a pílula anticoncepcional que é feita dos mesmos hormônios, só que produzidos em laboratório. Essa pílula funciona como um regulador hormonal que mantém estável e constante a quantidade de progesterona e estrógeno no organismo feminino, fazendo isso, a produção de FSH e LH na hipófise é inibida, ou seja, há uma simulação da produção dos hormônios apesar de nenhum existir (porquê eles vêm do medicamento) e a mulher não ovula. Além de prevenir a gravidez, ela alivia as cólicas menstruais, diminui o risco de câncer no ovário e endométrio, pode tratar acne, PCOS, endometriose. Parece o método perfeito, não é ?? Mas na verdade ele tem um grande inimigo, nós mesmas (alerta vermelhoooo!), porque apesar de tomar todos os dias a pílula se esquecermos somente um, tem um grande risco do organismo voltar a produzir os hormônios e o esforço vai todo por água abaixo , por isso não podemos esquecer de tomar em nenhum dia, até mesmo se mudarmos o horário que tomamos podemos correr esse risco. Se vocês não querem engravidar e fazem uso da pílula então botem seus despertadores pra tocar porque o risco e muito grande.

Não podemos esquecer, é claro, da "pílula do dia seguinte" a mais utilizada de todos os meios anticoncepcionais, e a menos indicada por ter muitos efeitos colaterais. Ela é produzida com os mesmos hormônios da outra pílula, só que em doses muito maiores, cerca de 20% a mais, e deve ser tomada em no máximo 12 horas após a relação sexual, entre seus efeitos estão a alteração no ciclo menstrual e do tempo de ovulação, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos. Essa pílula é menos segura que o anticoncepcional de uso contínuo, com cerca de 15% de taxa de gravidez contra 0,1% do o anticoncepcional comum. Um aviso pra vocês, que acham que podem  sair por aí tendo relações sexuais  e usando "pílula do dia seguinte" a hora que quiserem, saibam que o espermatozoide pode sobreviver ate 3 dias dentro da mulher, ou seja,  não adianta usar a pílula depois do sexo e deixar pra la achando que não vai dar em nada porque ainda existe o risco de gravidez mesmo depois do uso. Fica a dica ;)

Beijo Beijo <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário