segunda-feira, 21 de março de 2016

Boa noite!!

Vocês sabiam que os espermatozoides tem várias má formações e que isso é mais frequente do que imaginamos?  O motivo disso é a rápida produção, já que tudo que é feito em grande escala alguns têm defeito. Pois é, veremos mais disso durante o post.


"O manual da OMS-1999 classifica um espermatozóides como sendo normal, quando apresentar cabeça oval e o acrossoma ocupando de 40 a70% da região cefálica. A peça intermediária deve ser uniforme sem apresentar irregularidades, resíduos citoplasmáticos, angulações ou fixação irregular do flagelo. A cauda também deve ser único,  uniforme, de tamanho normal e sem curvaturas. Além desta configuração morfológica, muitos espermatozóides irregulares podem também encontrados em exames normais e quando determinados distúrbios afetam a produção de espermatozóides pelos testículos."

ANOMALIAS DE CABEÇA

Microcéfalos - espermatozóides com cabeça pequena.
Macrocéfalos -  espermatozóides com cabeça grande.
Levemente amorfos -  apresentam a cabeça levemente alongada, acrossoma, peça intermediária e flagelo normal ou com cabeça normal e leves alterações na peça intermediária e flagelo normal.
Severamente amorfos - apresentam cabeça irregular ou severamente alongada, acrossoma, peça intermediária e flagelo normais. Espermatozóides que apresentam acrossoma <40% e >70% também são classificados como severamente amorfos.
Cabeça redonda - apresentam cabeça pequena, completamente arredondada, sem qualquer sinal de acrossoma. Estes espermatozóides são encontrados em quantidade em uma síndrome denominda GLOBOZOOSPERMIA ("Round-headed syndrome").
Bicéfalos - apresentam duas cabeças unidas em uma única peça intermediária e flagelo.
Decapitados ("Pin-head") - São espermatozóides desprovidos de cabeça, sendo formado por um resíduo de peça intermediária e um flagelo (às vezes podem apresentar mais de um flagelo).
Fusiformes ("tapering") - possui a cabeça alongada em forma de fita. São comuns em pacientes portadores de varicocele.

ANOMALIAS DE PEÇA INTERMEDIÁRIA

Resíduos celulares - são restos citoplasmáticos aderidos ao espermatozóides. Pode estar presente na cabeça, na peça, no flagelo, ou em mais de uma destas estruturas espermáticas.
Peça irregular ou amorfa - a peça intermediária apresenta-se de forma irregular, as vezes dificultando sua caracterização.
Gota citoplasmática - é um resíduo citoplasmático arredondado em forma de gota que se desenvolve na peça intermediária. Esta anomalia é hoje associada com o aumento de radicais livres no sêmen, que prejudica a fertilidade masculina.
Angulação - é uma leve ou mais acentuada curvatura da peça, que muda a disposição do flagelo.

ANOMALIAS FLAGELARES

Flagelo duplo - apresenta cabeça e peça normais e duplo flagelo.
Flagelo parcialmente enrolado - apresenta cabeça e peça normais e o flagelo parcialmente enrolado.
Flagelo totalmente enrolado ("coil tail")- idem com o flagelo totalmente enrolado. Muitas vezes esta anomalia associa-se com a presença de micoplasmas.
Flagelo curto ("tail stump") - a cabeça e a peça são normais, mas o flagelo é bem mais curto. Esta anomalia aumenta muito em uma síndrome rara denominada SÍNDROME DOS FLAGELOS CURTOS ("TAIL STUMP DEFECT").

ANOMALIAS MISTAS OU COMBINADAS

São espermatozóides que apresentam uma combinação das anomalias citadas anteriormente. No exame classifico as anomalias combinadas em 4 tipos:
Espermatozóides com cabeça e peça intermediária anormais
Espermatozóides com cabeça e flagelo anormais
Espermatozóides com peça e flagelo anormais
Espermatozóides com cabeça, peça intermediária e flagelo anormais
Estas anomalias aumentam significativamente em teratozoospermias severas.



Bjim

Um comentário: