terça-feira, 24 de maio de 2016

Olá meus amigos!! Oi Alice, prazer!! Como vocês estão??? Comigo está tudo bem.


    Então... quando descobri que estava grávida, claro que fui ao médico fazer todos os exames pra ter certeza que estava tudo certo comigo e com meu bebê meus bebês. Meu médico obstetra, o Dr. Fernando (que, aliás, é super bonzinho e é a caaara daquele ator americano, o Harrison Ford, sabem? Aquele que fez os filmes Indiana Jones, rsrs) ele pediu para eu fazer todos os exames de rotina: hemograma, glicemia, exame de urina, etc...  Pediu também uma coleta de sangue para pesquisar a existência de hepatite B, toxoplasmose, HIV, rubéola e sífilis. Além, é claro, do ultrassom.  Graças a Deus, todos os exames apresentaram resultados negativos.

   Aaah... aproveitando para responder a pergunta que a  Alice fez nos comentários... como eu tenho o Boris, e apesar de o exame de toxoplasmose ter dado negativo, o Dr. Fernando acha importante eu não  ter contato com gatos. Ele disse  que é porque eu posso me expor ao risco de pegar essa doença. Ele me deixou ciente da situação, viu Alice? O problema é que eu não consigo ficar sem o meu gatinho! Não conseguiria deixar ele longe de mim. Fora que, com quem eu poderia deixá-lo?  Na casa dos meus pais não daria, porque o meu pai é alérgico nível hard a pelos de gatos. Já o Mateus mora com um amigo dele que tem um cachorro enooorme. Segundo Mateus, o cachorro “não é muito fã de gatos”. Então gente, eu fico nesse dilema, não quero expor meus bebezinhos a nenhum risco, mas também não posso me desfazer do Boris, que é meu “filhinho” também. Meu médico disse então pra eu não ter contato nenhum com as fezes do meu gato. Pra isso eu tenho a ajuda do Mateus e da minha amiga Paula. Eles estão limpando pra mim a caixa de areia do Boris todas as vezes que eles veem me visitar (tadinhos, rsrs). 

   É, preciso ter cuidado para não pegar essa infecção, já que existe a possibilidade de transmitir algo que poderia trazer complicações congênitas para os babies. E é claro que esse assunto (muito) me interessa. Por isso pesquisei e vou explicar para vocês o que são anomalias congênitas e os agentes causadores dessas deformidades. Ok?! Vamos lá...



Teratologia

   A teratologia é o estudo das anormalidades que podem ocorrer no embrião em desenvolvimento, e que provocam malformações congênitas (defeitos de nascença). Essas alterações morfológicas variam desde a formação defeituosa de um ou mais órgãos, até a completa ausência do órgão. 

  Um agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente na formação embrionária ou fetal produz uma alteração na estrutura ou função da descendência.

  A aparição de anomalias congênitas devido à exposição a agentes teratogênicos pode ocorrer de acordo com o período de exposição da gestante, do tipo do agente em que foi exposto, da duração da exposição e da dose exposta.Podendo levar a consequências tais como: aborto, prematuridade, malformações, distúrbios do comportamento e/ou aprendizado e até alteração no crescimento do bebê. O risco de a criança desenvolver algum tipo de alteração após o nascimento também pode acontecer, já que algumas substâncias podem ser excretadas no leite materno.

Curiosidade

Causa das anomalias congênitas humanas. Observe que causa das anomalias mais comuns são desconhecidas e que 20% a 25% delas se devem a uma combinação de fatores genéticos e ambientais (herança multifatorial).


   As anomalias congênitas são a maior causa de mortalidade infantil e podem apresentar quatro tipos clinicamente significantes: malformação, perturbação, deformação e displasia (anomalias no desenvolvimento de um órgão ou tecido). As causas das anomalias congênitas são divididas em:

a)      Fatores genéticos (gênicos e cromossômicos):
Os fatores genéticos gênicos são aqueles que passam do pai para os filhos e são denominados hereditários. Um exemplo é a polidactilia  (alteração na quantidadedos dedos das mãos ou dos dedos do pé) Imagens 1 e 2. 


                          Imagem 1           Fonte: http://sorisomail.com/partilha/164393.html




 Imagem 2                Fonte:  http://acgt.blogs.sapo.pt/tag/polidactilia


   Enquanto que os genéticos cromossômicos se referem ao número ou estrutura anormais dos cromossomas da espécie (ex: Síndrome de Down).

b)     Fatores ambientais:
Os fatores ambientais compreendem os vírus que determinam as infecções (agentes biológicos), agentes químicos ou agentes físicos:

·         agentes biológicos: destacam-se bactérias, fungos e vírus, como por exemplo a rubéola.  A infecção causada pela rubéola,nas primeiras quatro semanas após a concepção, possui altos riscos de gerar malformações do tipo lesões cardíacas, microcefalia (encéfalo pequeno) (Imagem 3), retardo no crescimento etc


                                Imagem 3           Fonte: http: //paraibaonline.net.br/entenda-o-que-e-a-
                                                                               microcefalia-e-por-que-ha-um-aumento-dos-casos/


·         agentes químicos: envolvem substâncias químicas e drogas. Alguns exemplos mais comuns seriam o álcool (causando hipoplasia maxilar (maxila pequena), microcefalia (encéfalo pequeno) e retardo do crescimento) e a talidomida, uma droga comercializada no final dos anos 50, utilizada na gestação para alívio de enjoo (provocando focomelia, ou seja, mãos e pés inseridos diretamente no tronco).
·         agentes físicos: temperatura e principalmente a radiação que,  pode causar cegueira, defeitos cranianos e microcefalia (encéfalo pequeno).

Vou explicar direitinho sobre essas deformações congênitas que citei para que vocês possam entender melhor...


Defeitos congênitos causados por fatores genéticos

   Os fatores genéticos são as causas mais presentes de anomalias genéticas. Foi estimado que eles estejam presentes em um terço de todas as alterações. Cerca de 55% -60% de todas as anomalias  não possuem causa definida, visto que a meiose e mitose são mecanismos complexos que podem, algumas vezes, não funcionar adequadamente.  As aberrações cromossômicas estão presentes em 6% a 7% dos zigotos.

  Os indivíduos com anormalidades cromossômicas geralmente possuem características morfológicas, por exemploas características físicas presentes em crianças portadoras de síndrome de Down. Estas crianças são mais similares com outras pessoas com a mesma anormalidade cromossômica do que com seus próprios irmãos ou irmãs (Imagem 4). 


                                Imagem 4                    Fonte: knoow.net/ciencmedicas/medicina/
                                                                                                        sindrome-de-down/
                                                 

  A síndrome de Down, ou Trissomia do 21 é uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.Essa alteração irá afetar o desenvolvimento da criança, além de apresentar algumas características físicas e cognitivas específicas do portador desta condição. Os riscos de se gerar um bebê com síndrome de Down aumentam conforme a idade da gestante, e que se torna mais provável sua ocorrência a partir dos 35 anos. 



Genteee, preciso ainda falar com vocês sobre outras anomalias congênitas, principalmente sobre a TOXOPLASMOSE. Vou deixar para a próxima postagem, ok? Beijo, fiquem com Deus!


Referências:

KEITH L. MOORE / T.V.N PERSAUD, Embriologia Básica pag. 312 fig.19.1.
Acesso em 24/05/ 2016.
http://paraibaonline.net.br/entenda-o-que-e-a-microcefalia-e-por-que-ha-um-aumento-dos-casos/
Acesso em 24/05/ 2016.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei sua postagem Luna!!! E é bom saber que você está ciente e tomando cuidados! Bjs

    ResponderExcluir