terça-feira, 10 de maio de 2016


Booa Tarde Galerinha!!!


Confesso a vocês que estou me desdobrando para não deixar vocês por fora de nenhum detalhe da gestação do meu bebê, OPS... dos MEUS BEBÊS (DOOOOOOIS)!!

Hoje o dia de trabalho foi PESADO, estava olhando para meu computador, mas confesso que não estava com cabeça nenhuma para o trabalho, fiquei pensando no Mateus, nos meus bebês, no Boris, eu estava a ponto de surtar, então abri uma página na internet e fui fazer o que mais tem me relaxado nesses últimos tempos.... saber mais sobre o desenvolvimento embrionário, e encontrei informações importantes para o período que estou passando... então vamos lá? Espero que relaxem a vocês também!

 

A quinta semana dos meus pequenos....

A gente ainda nem parece estar grávida, na verdade muitas mulheres nem sonham que estão, enquanto o bebê está se desenvolvendo.

Nesta semana acontece um MAIOR crescimento da cabeça em relação ao restante do corpo, devido ao crescimento intenso da região do encéfalo e das proeminências faciais, com esse crescimento exacerbado, a face do embrião fica em contato próximo com a proeminência cardíaca, que começou a se formar no final da terceira semana, início da quarta.

 

http://static.hsw.com.br/gif/pregnancy-4.jpg


 

Os brotos dos membros superiores, que estão se modificando, ganham forma de remos, e dos membros inferiores tem forma aproximada com de nadadeiras.

Há também uma formação do seio cervical, devido a uma depressão ectodérmica lateral, devido ao crescimento do segundo arco faríngeo lateral que se sobrepõe ao terceiro e quarto arco. 

 

Sexta semana...


Nesta semana, as placas das mãos já começam a se desenvolver e surgem também os raios digitais, que são o início dos dedos. Os membros inferiores demoram um pouco mais para acabarem de se desenvolver.

Em torno do sulco branquial faríngeo, formam-se saliências auriculares, entre os dois primeiros arcos, que posteriormente formará o meato auditivo externo, e com a fusão dessas saliências a aurícula.

O olho já está em evidência, com o pigmento retiniano que já se formou.




 


A cabeça ainda é muito maior do que o tronco, posição que resulta no encurvamento da região cervical.

Estudos já comprovaram, que nessa semana, os embriões já apresentam movimentos espontâneos, devido a contrações bruscas pelo crescimento do tronco e dos membros inferiores e posteriores. O embrião nesta semana apresenta também pequenos reflexos a toques, e fala sério né gente, tem sensação mais gostosa de quando passamos a mão na barriga de uma grávida e sentimos eles mexerem? Sei que ainda é muito cedo, mas não vejo a hora de poder sentir isso....

 


Sétima semana...


Os membros superiores e inferiores continuam a sofrer grandes modificações, e se inicia a separação parcial entre os dedos, em desenvolvimento conjunto está o início da formação de uma fibra muscular primária, ou seja, os primeiros músculos do embrião já começam a se desenvolver nesta semana.


A sétima semana tem como marco a expansão e evolução do sistema digestório, que se dá no celoma extra-embrionário, próximo da porção do cordão umbilical, pois a cavidade abdominal é pequena demais para alocar o intestino em crescimento.
No final desta semana, o embrião está com 1,25 cm de comprimento, dá pra acreditar? Desse tamaninho e já com tanta vontade de crescer, é muito mágico!!!


Gente, não sei explicar pra vocês como é bom e como eu fico extremamente tranquila ao saber passo a passo do crescimento dos meus filhos ou minhas filhas.....

Espero que vocês tenham gostado da postagem, e aguardem as próximas, pois muita coisa está por vir, vou parar de MORCEGAR aqui no serviço e vamos voltar ao trabalho!!

Um grande beeeijo!!



Referências Bibliográficas:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário