segunda-feira, 25 de abril de 2016

Minha Primeira Ultrassonografia ♥

Boa Noitee, tuudoo joia galera? 

Eu estou maravilhada ainda com essa cidade luz PARIS S2. Paris é simplesmente incrível. Visitei a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, passei por muitos bares e restaurantes lindos e super românticos (nessa hora lembrei do Mateus).. andei por algumas ruas e vielas muito aconchegantes, onde vi um gatinho muito bonitinho no qual me veio em mente Boris (saudades da minha bolinha de pelos ) e por fim dei uma visitinha rápida (coisa de minutos - uma pena) no Museu do Louvre. Sei que vocês querem ver fotinhas de la, mas como fui a trabalho, e o meu dia por la foi muito corrido acabei tirando bem pouquinhas, não ficaram tao boas mas hoje tenho outro tipo de foto pra mostrar pra vocês!!

Foto ou melhor uma ultrassonografia do(s) meu(s) Baby(s) !! Simmm pessoal eu estava super mega ansiosa pra mostrar pra vocês, mas como viajei de ultima hora, estava esperando um tempinho pra postar essa coisa maravilhosaaa que é fazer a primeira ultrassonografia!!

A primeira ultrassonografia é um momento único, tenho certeza que é muito especial para todas as mamães. Se você ainda não teve esse dia, preparem-se. É emocionante!
Eu estava muito ansiosa na minha primeira ultrassonografia, parecia muito surreal o que eu estava vivendo. Não sabia o que a médica iria falar, se estava tudo bem com o bebê ou se não estava, nessa hora passou milhões de coisas na minha cabeça!! 
Então começamos a fazer a ultrassom  e ela colocou o aparelho de ultrassonografia em mim e soltou um “Opa!”.
Opa? Ai meu deus, Opa pode ser tanta coisa… Já falei logo: “Opa, o quê? Fala logo, não me esconde nada!!!” Ela riu e disse “Calma, opa porque já estou vendo várias coisas”.
E eu “Coisas boas?” – já perguntei logo. Ela: “Coisas ótimas!” Então fiquei aliviada e relaxei um pouco.
Então ela foi mostrando e explicando um monte de coisas, o ovário direito, o ovário esquerdo, mostrou que tenho ótimas glândulas para gestação, parará…pororó…tanta informação que não dá nem pra assimilar.
Até que ela disse “Esses são os sacos gestacionais.
Opaaa agora quem fala sou eu - soltei. Como assim "esses" ?Nesse momento parei um pouco em silêncio, respirei, (nessa hora meu cérebro estava juntando uma coisa na outra)
Ela prosseguiu: Sim esses dois aqui, consegue ver? Você vai ter dois bebês. Gêmeos! 
( Como assim DOOOISSS ????? Quando ela falou gêmeos gente, meu coração pulou pela boca, eu queria sair gritando daquele lugar, pulando de alegria, mas simplesmente dei um sorriso meio mona lisa sabe? Aqueles de ladinho)
Então ela olhou para mim e perguntou: Você ficou assustada?
(Então pensei: Assustada? assustadaaaaa? nãooooo, de boas aqui, só vou ser mãe de doooooisss bebês... (Que fique claro que não estou achando ruim) mas foi uma surpresa, uma grande supressaa!!)
Então respondi que não, que só fiquei um pouco em choque (aquelas paradas momentâneas que você viaja em seu pensamento e fica com cara de besta, sim eu fiquei com cara de bestonaaa kkk) com essa noticia mas que estava muito mais muitoooooo FELIZ com essa novidade!!
Mas deu tudo certo e meus bebês estão crescendo lindoss - VOU TER GÊMEOS UHUUUUU \O/ - (pena que ainda ta muito cedo pra falar os sexos mas claro, vocês serão os primeiros a saber) e aqui vai o resultado pra vocês:
                                                       Ultrassonografia de 5 semanas

• Mas o que é uma ultrassom? O ultrassom (também chamado de ultrassonografia ou ecografia) é um exame não-invasivo que usa ondas de som para criar uma imagem do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos. 
Com ele, o médico tem acesso a informações importantes sobre o progresso da gravidez e sobre a saúde do bebê. 
• Mas porque fazer uma ultrassonografia nos primeiros meses?
O obstetra pode pedir um ultrassom nos primeiros três meses de gravidez pelos seguintes motivos: 

- Descartar um aborto espontâneo 
Se você tiver sangramento vaginal no começo da gravidez, o médico pode pedir um ultrassom para descartar a possibilidade de aborto. A partir de 7 semanas de gravidez, os batimentos cardíacos do bebê já devem estar perceptíveis (considerando um ciclo menstrual de 28 dias). 

Quando se vê o coração do bebê batendo, a chance de a gravidez prosseguir sem problemas é de mais de 97 por cento. 

É importante lembrar que é muito difícil determinar exatamente quando a concepção ocorreu. Por isso, se você não vir o coração do bebê batendo no ultrassom, tente não se desesperar. 

O médico deve esperar mais uma semana e pedir uma nova ecografia. Pode ser que o bebê tenha sido concebido mais tarde do que você imaginava. 

- Descartar gravidez ectópica ou molar 
O sangramento vaginal (junto com outros sintomas) também pode ser indicação de uma gravidez ectópica ou molar. 

No caso de uma gravidez ectópica, quando o embrião começa a se desenvolver fora do útero, o médico tentará localizar o saco gestacional. 

Numa gravidez molar, em que a placenta é anormal e o bebê não é viável, o ultrassonografista visualiza uma figura bem diferente da que deveria ser a do bebê. 

- Determinar a idade gestacional 
Quando a mulher não sabe a data de sua última menstruação, o médico pode pedir uma ultrassonografia para determinar há quanto tempo ela está grávida, através da medição do bebê. 

Entre as 7 e as 13 semanas de gestação, a medida craniocaudal (da cabeça até o bumbum do bebê) consegue determinar a idade gestacional com bastante precisão. 

- Determinar se há mais de um bebê 
Se você tiver se submetido a tratamentos de fertilidade ou o médico desconfiar de gêmeos ou múltiplos, ele vai pedir um ultrassom para saber quantos bebês há na sua barriga. (O que foi o meu caso *---*)



Então pessoinhas maravilhosas, este foi o post de hoje, já estou voltando pra BH , estou aqui no aeroporto Charles de Gaulle, também conhecido como Aeroporto Roissy, só esperando meu voo! =) 
Não vejo a hora de chegar e contar essas duas novidades para Mateus, literalmente duas kkkk pois ainda não contei pra ele que estou grávida lembram?! Quero só ver a reação dele quando souber que são dois ainda por cima hahaha, mas vamos deixar isso para outro dia ok? 

Beijooo no corações de vocês (saindo de Paris apaixonada)

Au revoir..


Referencias:
http://brasil.babycenter.com/a1500549/tudo-sobre-os-ultrassons-na-gravidez
http://chegueiaomundo.com.br/vida-de-mae/primeira-ultrassonografia/

Um comentário:

  1. Luna, parabéns por criar um blog tão criativo, pois ao mesmo tempo ele é interativo e também informativo, com construções incríveis de conhecimentos.

    Acompanho todos seus posts e esse último me chamou a atenção devido à importância da 1ª ultrassonografia, onde muitas gestantes deixam de fazer, podendo estar sujeitas a perderem informações importantes do início da formação de seu bebê. O bom é que agora todas as mulheres que seguem o blog estarão cientes da importância e também poderão transmitir esse conhecimento para frente.

    Parabéns pelos dois bebês e dê a notícia com calma para o Mateus kkkk.

    Abraços.

    Bruno Aleixo - Ciências Biológicas - Noturno – Guajajaras.

    ResponderExcluir