terça-feira, 19 de abril de 2016


Boa tarde pessoal... Como vocês estão??
Dei uma passadinha rápida antes de voltar do horário de almoço, pois queria compartilhar algo com vocês....
Um dia desses, voltando para casa, de forma inocente (EU JURO), acabei escutando a conversa de duas jovens na rua, comecei a me interessar pela conversa quando ouvi uma delas falando que havia descoberto que estava grávida, me senti TOTALMENTE dentro daquele contexto, então confesso que comecei a andar devagar, para não perder nenhum detalhe.... mas para minha surpresa, ela logo depois contou que teve uma gravidez ectópica, e por isso a gravidez teve de ser interrompida, eu tomei um susto, parei de andar, e pensei, ECTÓPICA? Que raio de palavra é essa???  Então quando cheguei em casa, depois de passar uns 15 minutos acariciando o BORIS, sim, esse é nome do meu gato adotado kkkkk, o que acharam? Voltando o meu foco inicial, depois de um bom banho quente, peguei meu notebook e fui pesquisar o que era essa tal GRAVIDEZ ECTÓPICA, e vou contar tudinho para vocês....
Primeiro, vamos entender o significado do termo ectópico...
Ectópica significa ‘’lugar errado’’, e é justamente isso que acontece, a gravidez ectópica, é uma gravidez que se inicia em um lugar inadequado, fora do útero, e em quase 95% dos casos, o zigoto se implanta ainda nas tubas uterinas, onde pode ser chamada também de gravidez tubária, ao em vez de ir para o endométrio, como vimos nas postagens passadas.
Conforme a gravidez vai se desenvolvendo, devido ao espaço inexistente nas tubas, surgem sangramentos e dores, que se não cuidada pode gerar hemorragias internas graves, muitas dores, com o rompimento da trompa, por isso a gravidez deve ser interrompida, pois se torna inviável.
Mas porque será que isso acontece?
Normalmente, após a fundação, o zigoto leva em torno de 04 a 05 dias para chegar na cavidade uterina, e sua movimentação pode ser facilitada pela camada das tubas, que são repletas de cílios, e vão o ‘’empurrando’’. Um dos prováveis motivos da gravidez ectópica aconteça, são variações nessa mesma membrana que reveste as tubas, como uma lesão, que pode impedir, atrapalhar a passagem do zigoto, que acaba se aderindo a sua parede.
Alguns sintomas, podem ser importantes sinais de alerta, para mulheres que se encontram entre a 4° e 10° semana de sua gestação, são alguns deles:
- Sangramento vaginal incomum, é diferente da menstruarão, pode ser muito escuro, ou ralo.
- Dores constantes e fortes em um dos lados do abdômen.
E nos casos que a gravidez ectópica demora a ser diagnosticada e tratada, ocorrendo o rompimento da tuba, outros sintomas podem aparecer...
- Desmaios
- Tontura
- Transpiração excessiva
- Dores que se espalham na região do abdômen
 
Então meninas, FIQUEM ATENTAS, se sentirem qualquer um desses sintomas e já sabe que estão grávidas, procurem um médico o mais rápido possível, o assunto não é brincadeira, e em casos graves, quando há hemorragias internas e rompimento de estruturas, a fertilidade é afetada e diminui as chances daquela mulher engravidar. Espero que não seja o caso da mulher que eu ‘’SUPOSTAMENTE’’ ouvi a conversa.
Vou ficando por aqui, porque meu horário de almoço já acabou, e eu ainda tenho um loooongo dia pela frente....
Beijokas, e até mais tarde ;*
 
                               http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gravidez-ectopica 
 


Um comentário:

  1. Olá Luna, você tem tirado a dúvida de muitas mulheres, também conheci uma pessoa que teve uma gravidez ectópica, mas graças a Deus ela ficou bem e já teve outro filho..
    PS: Adorei o nome do gatinho. Polliana L. Fraga - Ciências Biológicas

    ResponderExcluir