sábado, 23 de abril de 2016


Boa tarde pessoal!!!

Nessa bela tarde de Sol, estou aqui no meu apartamento devorando meu novo livro de embriologia básica, e galerinha, quanta coisa acontece em pouco tempo ne?

Como mostrei na postagem passada, a terceira semana de desenvolvimento gestacional é muito importante e repleta de eventos que se tornam essências para o bebê, e o que podemos fazer para contribuir com essa fase?? SIIIIIM, nós MÃES (estou amando dizer isso) podemos estar diretamente ligados a esse evento, então vamos matar essa curiosidade.

Como já aprendemos, a formação do tubo neural acontece no final da terceira semana, quando as pregas neurais começam a se aproximar e se fundem, formando essa estrutura que é denominada TUBO NEURAL, que dará origem ao sistema nervoso central, coluna vertebral e a outras estruturas como a retina. O desenvolvimento adequado deste é fundamental para que o SNC termine sua formação de modo completo.
Existem casos, onde ocorrem malformações no fechamento desse tubo, permanecendo uma abertura óssea, e que traz graves consequências como a anencefalia e a espinha bífida.


Anencefalia: Consiste em uma malformação fetal, onde o bebê não possui, ou possui parte do cérebro, calota craniana, cerebelo e meninges, partes essenciais do sistema nervoso central, e que pode ocasionar a morte do bebê logo após seu nascimento, e em casos raros, após algumas horas ou meses.



Espinha bífida: Uma das lesões mais comuns da medula espinhal, e é causada pelo fechamento incompleto da coluna vertebral, que se forma totalmente após o fechamento adequado do tubo neural. Quando a espinha bífida ocorre, o tecido nervoso fica exposto e sai através de um orifício, formando uma protuberância sem consistência, mole, deixando a medula espinhal desprotegida. Não são todos os casos que acarretam em problemas para o bebê, mas já se viu casos onde pode surgir paralisia nos membros inferiores ou incontinência urinária ou fecal.




Estudos epidemiológicos realizados mostraram a alta relação entre a deficiência de ÁCIDO FOLICO, uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, e a incidência de malformações ou um fechamento incompleto do tubo neural.
AGORA SIM, entra a parte onde podemos ajudar o nosso bebê, desde as primeiras semanas!!!
Mas onde podemos encontrar esse tal de ácido fólico??
Segue abaixo uma tabelinha que relaciona alguns alimentos que são ricos em ácido fólico, e que devem ser ingeridos por nós mamães SEM MODERAÇÃO....




Além desses alimentos acima, o ácido fólico pode ser encontrado em frutas como manga e laranja, e algumas folhas verdes, como espinafre e couve.
Após esses estudos terem sido realizados, mulheres após descobrirem que estavam grávidas iniciavam uma suplementação de ácido fólico em sua alimentação, para ‘’diminuir’’ as possibilidades de uma malformação no fechamento do tubo neural do bebê, e com isso diversas avarias na continuação do desenvolvimento fetal.

Mas na verdade, a ‘’suplementação’’ dessa vitamina deve se iniciar antes mesmo do inicio da gravidez, pois a maioria das mulheres só descobre que está grávida depois da 5º, 6º, semana de gestação, e nessa fase o fechamento do tubo neural já ocorreu.

Portanto futuras mamães, FIQUEM LIGADAS, e mudem já sua alimentação!! Por falar nisso vou ligar pro gatinho do Mateus e pedir pra ele trazer umas laranjas, mangas, vou fazer uma deliciosa salada de frutas... HUUUUM, deu até água na boca...

Partiu, Beijinhos =*

Referências Bibliográficas:

http://www.planetabebe.com.br/df_tuboneural1.php
http://espinhabifida.com/

Um comentário:

  1. Nossa Luna adorei esse post, ótima informação e tem muitas mulheres que não sabem, agora quando estiver tentando engravidar (em um futuro bem distante kkk) Vou tomar um suplemento de ácido Fólico!

    Você arrasa!! Beijoss

    Carolina Correia - Ciências Biológicas - Noturno - Guajajaras

    ResponderExcluir