Eu fiz o post semana passada sobre a ovulação e fiquei muito interessada no assunto, dei váááárias pesquisadas
Muita calma nessa hora que vamos entender tudo direitinho!! Vamos lá?
As gônadas são órgãos que fazem parte do sistema reprodutor. Existem gônadas femininas e gônadas masculinas - no caso dos mamíferos, as gônadas femininas são os ovários e as gônadas masculinas são os testículos -. É nas gônadas que são produzidos os gâmetas, células haploides que são muito importantes, pois a união do gâmeta feminino com o gâmeta masculino dará origem a um novo ser. Contudo, antes dos gâmetas estarem completamente desenvolvidos, estes passam por um processo de desenvolvimento, no caso feminino este processo chama-se Oogênese e no caso masculino é a Espermatogênese.
Gônada masculina |
Gônada feminina |
A Oogênese trata-se, como já foi dito, do processo de produção dos gâmetas femininos, e engloba quatro fases: A multiplicação; crescimento; repouso e maturação. *A primeira fase, dá-se durante o desenvolvimento embrionário e consiste na multiplicação das oogônias através de mitoses sucessivas. *Na segunda fase, há a passagem de oogônia para oócito I, este inicia a Meiose Reducional, mas fica retido na Prófase I durante toda a infância, até à puberdade, passando pela fase de repouso.*Finalmente, na puberdade, dá-se a última etapa da Oogênese: *A Maturação- nesta fase o oócito I continua a Meiose e transforma-se em oócito II (célula com 23 cromossomas e 46 cromatídios), a Meiose Equacional é interrompida na Metáfase II e esta só continua se o oócito II for fecundado, transformando-se este em óvulo. Os oócitos encontram-se dentro de folículos, que vão amadurecendo entretanto. Estes podem passar por vários estados: Folículo Primordial; Folículo Primário; Folículo Secundário; Folículo Terciário e Folículo de Graaf ou maduro.
Como foi dito antes, as mulheres já nascem com a quantidade de folículos primordiais contados, porém como não utilizamos todos eles, ao longo do tempo perdemos cerca de 7.000.000 folículos ( é muita coisaa!). A morte deles é chamada de atresia folicular, e ela acontece em sua maioria a partir da formação do feto, na puberdade, na gravidez, nas grandes alterações hormonais, e na ovulação quando não é fecundado.
Relativamente à Espermatogênese, que consiste na produção de espermatozoides, esta divide-se em quatro fases: Multiplicação; Crescimento; Maturação e Diferenciação. A Multiplicação dá-se ainda na fase embrionária e dá-se a multiplicação das espermatogônias que se encontram nos túbulos seminíferos, por mitoses sucessivas. Na fase do crescimento dá-se a formação do espermatócito I De seguida, na maturação, dá-se a passagem de espermatócito I para espermatócito II (23 cromossomas e 46 cromatídios), por Meiose I e a transformação de espermatócito II em espermatídios (células de 23 cromossomas e 23 cromatídios), através da Meiose II. Por fim, na Espermiogênese, ocorre a diferenciação do espermatídio para espermatozoide, onde há a formação do flagelo e da vesícula acrossômica, que contém o acrossoma (conjunto de enzimas hidrolíticas que serão utilizadas na fecundação). É importante referir também neste trabalho, as células de Leydig e as células de Sertoli. Estas últimas encontram-se dentro dos túbulos seminíferos e são células muito importantes para o desenvolvimento dos espermatozoides, pois conferem-lhes nutrientes. Já as células de Leydig encontram-se fora dos túbulos seminíferos, mas são também muito importantes no sistema reprodutor masculino, pois produzem a Testosterona.
Por fim ...
As glândulas sexuais produzem os seguintes hormônios:
-Estrogênio(Ovário):
Função: promove desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e regulagem do ciclo menstrual.
-Progesterona(Ovário):
Função: promove o desenvolvimento do endométrio (fase proliferativa lútea do ciclo menstrual), preparação do útero para gravidez e das mamas para lactação.
Disfunção: Atrofia das características sexuais, alteração no ciclo menstrual, aborto espontâneo.
-Testosterona(Testículo):
Função: promove o desenvolvimento das características sexuais secundárias e promove a espermatogênse (produção de espermatozóides)
Disfunção: Atrofia das características sexuais, alteração na produção dos espermatozóides.
Espero que tenham entendido um pouquinho do assunto e tenham ficado cada vez mais interessadas, eu estou adorando me conhecer melhor biologicamente, e vocês?!
Beijo beijo <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário